Film List - Dia dos Pais
Tornei-me pai aos 30 anos. E pai é isso mesmo, um ser no qual nos tornamos! Não acontece de repente. É um processo lento, que tem início no momento em que recebemos a notícia de que a paternidade está a caminho. Quando ela chega, materializada no ser que agora seguramos nos braços, já somos homens transformados – mas ainda sem a menor noção das enxurradas de transformações que virão, uma depois da outra. Quando nos damos conta, já somos pais há tanto tempo que nos esquecemos de que já fomos filhos. Já fomos motivo de transformações!
Meu pai também passou por isso, aos 29 anos. Convivi com ele por apenas 15 anos, mas foi tempo o bastante para que ele esculpisse o homem no qual me tornei. Cada parte de mim tem as marcas do seu cinzel.
Hoje, aos 63, sou 18 anos mais velho do que meu pai jamais foi. É uma maioridade! É provável que tenha acumulado mais experiência do que ele, que tenha superado o seu estado de maturidade... Talvez fosse eu a lhe impor modelos de comportamento, já que tenho sido pai há tanto tempo, que quase me esqueci do que é ser filho.
Então, no dia dos pais, vem a minha filha para me lembrar que a vida segue assim, em ciclos. Que ser pai é um tornar-se constante, a partir do filho que sempre seremos. Nesse dia, todos estão conectados com seus pais, comemorando a paternidade e agradecendo pelo privilégio de participar desse ciclo – o qual me atrevo a chamar de... Divino!
Em meio às comemorações, talvez não haja espaço – nem tempo! – para pensar em cinema. Porém, na qualidade de cinéfilo inveterado, consigo me lembrar de alguns dos filmes aos quais assisti ao lado da minha filha, em momentos de diversão, aprendizado e regozijo estético. Também consigo me lembrar de alguns filmes marcantes, que trouxeram à tona o tema da paternidade e o exploraram com originalidade – alguns em profundidade, outros com a simples proposta de entreter.
Os cinco filmes que listo a seguir são apenas sugestões, para curtir o Dia dos Pais em família e aproveitar boas doses de diversão. Clique nas fotos para ler as respectivas crônicas.
1 – À Procura da Felicidade
Will Smith e seu filho Jaden contam o drama real vivido por Chris Gardner
Leia mais
2 – A Vida é Bela
A comédia dramática sobre um humorista colhido pelo holocausto, que tirou o Óscar de Central do Brasil
Leia mais
3 – Busca Implacável
Nesse filme, os bandidos mexeram com o ator shakespeariano errado!
Leia mais
4 – O Garoto
Um filme encantador, que conquista plateias no mundo todo, em qualquer época
Leia mais
Parabéns pelo dia dos Pais. Belo texto em homenagem aos pais. A relação de filmes está ótima, tem
ResponderExcluirMuito obrigado!!!!
Excluir