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Os Três Patetas: divertida homenagem aos reis da comédia pastelão

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Os Três Patetas: direção de Peter e Bobby Farrelly INCRÍVEL COMO O TRIO SE ENQUADROU BEM NA TV Tinha 9 anos e isso foi lá em 1969. Naquela tarde, estava na frente da televisão, aquela caixa valvulada que ficava na sala de estar e tinha uma tela em preto-e-branco. Distraía-me com as imagens chuviscadas de baixa resolução, quando o aparelho deixou de funcionar. Minha mãe chamou o técnico, que prometeu uma visita para aquela mesma tarde. Ela, porém, precisou sair. Quando o técnico deu as caras, estava sozinho em casa. Mostrei-lhe o aparelho e em poucos minutos apresentou o diagnóstico: havia uma válvula queimada que precisava ser substituída. Que droga! O sujeito chegou a me dar o preço em cruzeiros novos.           Aterrorizado com a possibilidade de ver meu pai chegar à noite do trabalho, só para esbravejar furioso diante da televisão quebrada, não pensei duas vezes. Fui até a gaveta da cômoda, onde minha mãe escondera o dinheiro dado por minha avó para comp...

Dredd: juiz, mas também policial, promotor, júri e carrasco

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Dredd: filme dirigido por Pete Travis UM SISTEMA INFECTADO DE CINISMO E HIPOCRISIA Para escrever sobre o ótimo Dredd , filme de ação e ficção científica com estética cyberpunk, dirigido em 2012 por Pete Travis, quero falar de... pragmatismo! Baseado na história em quadrinhos criada em 1977 por John Wagner e Carlos Ezquerra e publicada na revista inglesa 2000 AD, o filme mantém a essência do protagonista, que combate o crime em Mega City One, uma megalópole distópica incrivelmente violenta. Lá, o tal Juiz Dredd exerce as funções de policial, promotor, juiz, júri e carrasco, tudo ao mesmo tempo. Sim, ele e seus colegas juízes, que estão na rua para impor a lei e a ordem, agilizam o processo. Ganham tempo e poupam os recursos dos pagadores de impostos. São legitimados por um sistema pragmático, desenhado pelos detentores do poder para garantir resultados palpáveis, medidos estatisticamente.           Quando comecei a frequentar os bancos da universidade, meus ...

Caminho da Liberdade: escapando do comunismo

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Caminho da Liberdade: direção de Peter Weir UM TRIBUTO ÀS VÍTIMAS DO REGIME STALINISTA Ouvi a palavra gulag pela primeira vez quando foi pronunciada em algum telejornal no começo dos anos 1970. Tinha 12 ou 13 anos. Não atinei de imediato para o seu significado, mas passei anos crente que se tratava do nome de um arquipélago na União Soviética – culpa do escritor Aleksandr Soljenítsyn, premiado com o Nobel de Literatura depois de empreender um esforço sobre-humano para se livrar da vigilância comunista e contrabandear para o ocidente o livro mais bombástico daquela década.           Ao entrar na faculdade, descobri que a obra – um calhamaço em três volumes – conta as histórias de centenas de sobreviventes dos campos de concentração soviéticos na Sibéria, para onde eram despachados os... inimigos do povo. Jamais li Arquipélago Gulag , mas compreendi o significado trágico do seu título por meio das resenhas publicadas na imprensa: ilhas de desgraça p...

As 20 crônicas mais lidas

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OS TÍTULOS PREFERIDOS Cinéfilos adoram listas de filmes! Esta, porém, não classifica os títulos pela qualidade, mas pela quantidade de leitores, que chegam por meio das redes sociais e da pesquisa orgânica no Google. Eles buscam mais informações sobre algum filme e as encontram aqui, na Crônica de Cinema, onde já publiquei cerca de 500 crônicas. As 20 mais lidas já somam 209.331 visualizações até a presente data. Posição Filme Leitores 20º Um Sonho Possível 4.310 19º Medo da Verdade 4.447 18º O Gângster 4.570 17º Terra Selvagem 4.596 16º Entre Facas e Segredos 4.830 15º Águas Rasas 4.859 14º O Espião Inglês 5.083 13º Gênio Indomável 5.819 12º Amistad 5.966 11º A Ch...

Vestígios do Dia: um clássico dos anos 1990

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Vestígios do Dia: direção de James Ivory O PRIVILÉGIO DE PODER CONSUMIR ALTA CULTURA Que serventia tem a cultura, afinal? Ela é para nos lembrar que somos mais do que bichos! Somos humanos, capazes de nos pôr em contemplação diante da existência. E como tal, alcançamos outras realidades além daquela governada pelas leis da física e da química. Para nutrir a alma, precisamos mais do que pão – ou picanha. Precisamos de cultura! Mas não daquela cultura industrial, na qual vivemos imersos desde pequenos. Aliás, o propósito dos produtos culturais, que jorram da mídia e das instituições de ensino, parece ser o de nos conduzir na direção contrária. Tentam nos arrebanhar feito gado apaziguado pelo consenso coletivista.           Se consumimos essa cultura popular é por razões utilitaristas, e também porque ela nos inicia no exercício da contemplação. Bichos não degustam vinhos, não combinam sabores, não leem poesia, não apreciam pinturas, não se arrepiam com passag...

Direto ao Conto - 6

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RESTOLHOS O apocalipse, quando veio, não foi na forma de hecatombe nuclear. Foi um mero apagão! Algum tipo de anomalia solar mexeu com as forças magnéticas do planeta e fritou nossas redes de geração e distribuição de energia. A eletricidade simplesmente deixou de existir. Ao menos aquela que jorrava com fartura das tomadas embutidas nas paredes de casa, que usávamos para carregar nossos celulares. Junto com a eletricidade, desapareceram os bytes, os megabytes e o dinheiro! Depois, num acelerado efeito dominó, desapareceram a comida, os combustíveis fósseis, os meios de transporte, a informação, a salubridade, a lei, a ordem... Um mês de escuridão foi suficiente para gerar o caos e aniquilar 20% dos humanos. Em três meses, restávamos 50%. Em seis meses, não chegávamos a 15% de farrapos humanos.           Na manhã do apagão global estava com 32 anos e morava sozinho, num apartamento alugado no centro da cidade. Trabalhava para uma agência de propaganda como ...

Os Rejeitados: drama, comédia e personagens verossímeis

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Os Rejeitados: direção de Alexander Payne UM BELO EXEMPLAR DE COMÉDIA DRAMÁTICA O símbolo criado pelos antigos gregos para representar o teatro pode causar confusão entre os mais distraídos. Comédia e drama – a máscara sorridente ao lado daquela em prantos – não são conceitos excludentes, que se repelem mutuamente. Ao contrário, são complementares. É claro que quando falamos em comédia, o que vem à mente são as obras leves e engraçadas, recheadas de sátiras que arrancam risos. O drama, por sua vez, remete a obras densas e melancólicas, que levam às lágrimas. Conhecemos bem as duas faces dessa moeda, que se alternam a todo instante no jogo da vida – por vezes, num mesmo dia, vivemos situações que nos levam de um pólo emocional a outro.           Na arte, deveria acontecer o mesmo! Então, para além da comédia e do drama, a indústria do cinema criou o gênero comédia dramática, onde encaixa as obras que combinam elementos de ambos, para oferecer uma experiência...

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